Reprovei em uma matéria na faculdade, e agora?

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Primeiro semestre, caloura e péssima em química geral. Esse foi o cenário que me cercou durante 8 meses (greve) na universidade. Por mais que eu tentasse química não se tornou fácil em momento nenhum e a reprovação foi inevitável. 

A primeiro instante eu não acreditei e depois só queria minha casa e depois eu continuava sem acreditar. Logo depois contei a uma amiga e as palavras não eram sonoras. A primeira coisa que eu fiz (depois de chorar) foi ligar pra minha mãe (e chorar mais) e depois tentar ver se revertia a situação junto com o professor, e depois de mais choro a situação não se reverteu e aqui estou eu.

Gostaria de dizer que mesmo chorando, reprovar não é a pior coisa do mundo (realmente não é!), são coisas que acontecem e que acredite ou não, te prepara pra coisas piores ou melhores. Lembro que ao ligar pra mainha ela disse o seguinte "Filha,  não é justo você passar se você não aprendeu"seguido de um "Para de chorar por nota". (minha mãe é dessas). Essa primeira frase serviu para me recompor, e todas as vezes que senti vontade de chorar lembrava dela e isso melhorava. 
Só que a frase não me deixava parar de pensar em como isso iria deixar minha grade bagunçada  e se você está igualmente a mim a 1 semana atrás (em lagrimas ou não), segue umas dicas que me fizeram sair dessa fase e formular um novo plano. 

1. Conversar com amigos: Não somos nada sem eles e acreditem em mim, não é bom guardar isso só pra você, mesmo que ache vergonhoso (eu também achei), desabafe, põe pra fora se achou que foi injusto e o tanto que se esforçou pois isso com toda certeza vai fazer você liberar a mente pra um novo plano e isso sem contar os incentivos deles. 

2. Compartilhe com sua família: É bem importante ser transparente quanto a isso, esconder ou mentir não leva a nada a não ser a mais situações desagradáveis. 

3. Converse com seu professor (a): Mesmo que esteja com muita raiva dele ou dela é deste ser humano que você vai conseguir dicas do que fazer ao reprovar, como por exemplo quando você poderá pegar novamente essa matéria ou qual o tempo certo de pega-la novamente. 

4. Tenha calma: As coisas se resolvem, mesmo que você não entenda os planos, existe um por trás disso tudo e no fim, depois do teu esforço, você vence! Mesmo que agora você nem saiba como vai fazer pra arrumar tua grade isso vai se resolver e depois de seguir esses passos vai ter a mente livre pra formular um novo plano de ação. 

5. Não desista: NUNCA! 

Só pra finalizar, você é muito mais do que notas, resultados, médias ou comentários. :)

Até logo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário